Transparência e Controladoria

Painéis Transparência Covid-19 tornam dados mais acessíveis à população

08/07/2020 08:52
Cesar Lopes / PMPA
CONTROLADORIA
Ferramenta foi implementada pelas secretarias municipais de Transparência e Controladoria e da Saúde

Acompanhar a situação da pandemia de Covid-19 ficou mais fácil com o ingresso de novas informações na plataforma de transparência dos dados sobre o novo coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre. Além de mostrar a adesão da população ao distanciamento social, por meio do relógio virtual do Desafio Porto Alegre, os cidadãos podem consultar os números e gráficos referentes à evolução detalhada dos casos da doença. A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Transparência e Controladoria e da Saúde.

“A exemplo do Portal da Transparência, novos módulos de dados sobre a Covid-19 estão sendo preparados para serem divulgados pela prefeitura à sociedade, como os gastos do poder público municipal no combate à pandemia” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Os Painéis Transparência Covid-19 revelam o percentual de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede pública e privada - pacientes adultos, pediátricos e de serviços especializados. Além de apresentar os números diários e acumulados de casos confirmados de Covid-19, de pacientes recuperados e de óbitos, ganham destaque os números de testes disponíveis, já realizados e se resultaram em casos descartados ou suspeitos.

Quanto à ocupação dos leitos de UTI, os gráficos identificam os que recebem pacientes internados por Covid-19 (confirmados e suspeitos), por outras causas, bem como o número de leitos livres. Também é possível avaliar o avanço no número de casos graves, bem como uma simulação da progressão de leitos de UTI adulto ocupados por pacientes que testaram positivo para a doença. Também há demonstrativos da distribuição dos casos confirmados e de óbitos por sexo e faixa etária.

“Buscamos tornar os dados mais acessíveis e assim facilitar o entendimento do cidadão acerca do comportamento da pandemia na cidade, possibilitando que se aproprie das informações para que possa fazer suas análises”, ressalta o secretário Municipal de Transparência e Controladoria, Marco Karam.

Isolamento social - O relógio virtual exibe o índice medido no dia anterior, sendo atualizado a cada 24 horas, e o infográfico traz o histórico dos percentuais atingidos desde o mês de fevereiro. O patamar de 55% foi estabelecido como o mínimo necessário para frear a velocidade de disseminação do vírus e reduzir a pressão da pandemia sobre o sistema de saúde. As demais informações da plataforma, fornecidas pelos órgãos de saúde, são atualizadas no início da manhã e no final do dia nesta primeira fase, enquanto as equipes trabalham em janelas menores de atualização.

Condições respiratórias - O número de pessoas atendidas semanalmente e mensalmente em unidades de atenção primária (atendimento ambulatorial) em razão de doenças respiratórias em geral também consta dos demonstrativos. A evolução da utilização de leitos das enfermarias dos hospitais para casos de coronavírus também pode ser acompanhada.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Cristina Lac

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes