Portal da Transparência será modernizado

05/03/2021 09:26
Alex Rocha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Ferenci defende a implementação de um site que atenda às necessidades reais dos cidadãos e acesso facilitado aos dados

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) apresentou, na manhã desta sexta-feira, 5, o projeto de modernização do Portal da Transparência da prefeitura, durante reunião virtual com a presença de jornalistas, servidores, representantes da Procempa e organizações da sociedade civil.

“Em encontros semanais, abertos ao público, queremos consolidar um site que atenda às demandas e necessidades reais dos cidadãos”, afirmou o secretário Gustavo Ferenci, destacando que a ideia é estabelecer um diálogo permanente entre o poder público e a sociedade para a construção de uma cidade mais inteligente. “Como resultado, vamos ter melhores serviços e acesso facilitado aos dados”, concluiu Ferenci.

Para a secretária adjunta, Luciane Rache, o projeto alicerça o trabalho de transparência e segurança da informação na Capital. À frente da iniciativa, o diretor de Transparência Pública da secretaria, Lucas Jung, destacou que o principal desafio é tornar o portal mais amigável, acessível, objetivo e com melhorias constantes aos usuários.

A diretora-presidente da Procempa, Leticia Batistela, enfatizou que a transparência total e a comunicação aberta norteiam o projeto. “A nossa responsabilidade é grande e com certeza a Procempa será parceira para ajudar na transformação digital e nessa nova fase da secretaria”, disse.

Na próxima sexta-feira, 12, deverá ocorrer uma nova reunião virtual, a partir das 10h. Os integrantes vão debater soluções para tornar a informação mais acessível ao cidadão e as melhores funcionalidades e atributos que o portal deve contemplar. 

Também participaram do encontro o professor e coordenador do Pacto Alegre, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; os jornalistas do Portal Matinal, Naira Hofmeister e Pedro Papini; a jornalista Tais Seibt; a consultora de governo aberto, Daniely Votto, e o vice-presidente do Observatório de Porto Alegre, Bruno Mirassuti.

  

 

Lisie Venegas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes