Porto Alegre conhece exemplos locais e internacionais de cidades inteligentes

12/05/2021 14:55
Alex Rocha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Em reunião virtual, SMTC ficou a par de soluções tecnológicas em São José dos Campos (SP). Nesta quinta, será a vez de Barcelona

Representantes da prefeitura de São José dos Campos (SP) participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, ‪de uma conversa virtual promovida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). O município paulista é o primeiro do Brasil a ser certificado como cidade inteligente (smart city),  A SMTC, que lançou em abril uma consulta pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a Prefeitura de Porto Alegre e o cidadão, está buscando exemplos no país e no mundo com a finalidade de construir um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade. Nesta quinta-feira, 13, às 9h, o exemplo de Barcelona será apresentado. Acompanhe neste link. E na sexta-feira, 14, é a vez de Curitiba.

“Nossa prioridade é levar ao cidadão o acesso às tecnologias a fim de facilitar suas experiências com a cidade”, diz a diretora de relações institucionais e novos negócios da prefeitura de São José, Karin Lin. A plataforma “Pref Book” foi citada por Karin como importante ferramenta. “Não se trata de um aplicativo, está no ambiente web e unifica todas as informações. Por exemplo: os pais podem acompanhar os boletins dos filhos matriculadas em escolas públicas, ou um comerciante que é autuado consegue ter acesso a todos os requisitos que precisa regularizar, sem ter que ir até o paço”, explica. 

Conforme o chefe de divisão do departamento de gestão estratégica, Heverton Theodoro, a cidade é planejada com as informações do banco de dados gerado pelo fone 156. “É nosso diferencial tecnológico, impactando desde uma operação tapa-buraco ou uma poda de árvore até questões mais complexas”, salienta. Segundo Theodoro, são realizados mais de 970 mil atendimentos por ano, sendo que 70% das demandas já são resolvidas pelo call center, e 30% seguem para encaminhamentos junto às secretarias correspondentes. “Garantimos 88% de satisfação dos cidadãos, que em sua maioria ainda utilizam o telefone como principal canal de comunicação."

O titular da SMTC, Gustavo Ferenci, classificou o projeto de São José dos Campos como valioso. “É um grande ganho para Porto Alegre conhecer melhor essa unificação das relações com o cidadão promovida naquele município, que construiu não apenas um projeto de governo, mas de cidade."

Lisie Bastos Venegas

Gilmar Martins