Porto Alegre e Medellín abrem rodada de debates sobre cidades inteligentes
Na manhã desta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria iniciou uma rodada de reuniões virtuais com gestores de municípios brasileiros e especialistas internacionais. A primeira reunião on-line debateu a experiência de Medellín, na Colômbia, que já foi considerada a mais violenta do mundo e se transformou na mais inovadora. “Nosso objetivo é buscar inspiração de bons exemplos para aprimorar o processo de consulta pública da Central do Cidadão”, explicou o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.
Durante mais de uma hora, André Arias, especialista em cidades inteligentes da Colômbia, relatou sua experiência na liderança do projeto que mudou a forma como Medellín conecta suas ações junto às iniciativas pública e privada e se relaciona com a tecnologia. “Que benefícios podemos promover ao cidadão com o uso de tecnologias? Essa é a pergunta que o gestor de qualquer cidade deve se fazer”, relatou Arias. Segundo ele, após definir uma estratégia, a maneira de interpretar os indicadores também pesa. “Há programas orientados à prevenção e outros à reação, então um governo pode escolher investir em modelos profiláticos para a saúde ou destinar recursos para mais quartos em hospitais”, exemplificou.
Arias contou que o sucesso deste processo deriva de uma participação multisetorial e global. “Apesar de falarmos em cidades inteligentes, não podemos esquecer que ainda é muito válida a presença física da prefeitura. Para fortalecer essa relação, a população deve participar das estratégias implementadas”, afirmou. Garantir a continuidade dos projetos também foi outro ponto destacado pelo colombiano. “São planos que levam de 10 e 20 anos no mínimo para serem implementados e inclusive em nosso país já existe a iniciativa de tornar a internet como direito fundamenta. O acesso a internet é um fator determinante para garantir a equidade entre as pessoas”, salientou.
De acordo com o titular da SMTC, secretário Gustavo Ferenci, as próximas reuniões com cases de sucesso seguem ao longo dessa semana. “Estão confirmadas reuniões com Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Barcelona, Espanha”, disse.
No dia 17, às 10h, está prevista a realização de audiência pública, com transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura, sobre a interligação de todos os canais de atendimento do Município.
Projeto - A prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles atuam de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados on-line. Com a Central do Cidadão, a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um dos canais durante a sua interação com os órgãos.
Os documentos da consulta pública estão disponíveis aqui.
Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br.
Fabiana Kloeckner