Porto Alegre irá coordenar comissão organizadora do Fórum Nacional sobre Lei Geral de Proteção de Dados

26/08/2022 16:45
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Para o prefeito Sebastião Melo, é preciso ampliar a transparência na administração pública

Durante o 1º Fórum LGPD nas Capitais, que aconteceu na quinta, 25, e nesta sexta-feira, 26, no Plaza São Rafael, ficou acordado entre gestores e encarregados de proteção de dados de 15 cidades brasileiras (14 capitais e Londrina-PR), que Porto Alegre coordenará a comissão  organizadora do evento, em parceria com a  Frente Nacional de Prefeitos (FNP).  O Fórum LGPD nas Capitais terá a missão de promover a troca de experiências entre as capitais e municípios de diferentes regiões do país.

O prefeito Sebastião Melo ressaltou que os governos municipais são as organizações que mais possuem dados dos cidadãos. “É preciso promover a integração completa dos dados e ampliar a transparência na administração pública municipal. Não existe governo digital sem proteção de dados", enfatizou.

Os dois dias as discussões abrangeram diversas temas como compliance, governança e tecnologia da informação. Foi criado um documento com sugestões de adaptação da legislação para o setor público, a ser apreciado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

De acordo com o títular da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, o tema precisa cada vez mais ser debatido. "É importante termos uma estrutura definida do Fórum após este primeiro encontro, um regimento formal. Nos próximos dias a ideia é elaborarmos conjuntamente um documento com as regras mínimas dos próximos encontros". 

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins