Porto Alegre lidera Índice de Transparência e Governança Pública entre municípios gaúchos
Porto Alegre voltou a se destacar como referência em transparência e boas práticas na gestão pública. Depois de conquistar o primeiro lugar entre as capitais brasileiras em um ranking elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), a capital gaúcha alcançou novamente o topo — desta vez no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) dos municípios do Rio Grande do Sul.
“Ver Porto Alegre reconhecida mais uma vez, tanto em nível estadual quanto nacional, mostra que estamos no caminho certo: o da gestão pública moderna, aberta e comprometida com a verdade e com o interesse coletivo”, comenta a secretária de Transparência e Controladoria do Município, Mônica Leal.
O levantamento, realizado pelo Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, com metodologia e apoio técnico da Transparência Internacional Brasil –, avaliou iniciativas de transparência, integridade e governança em 55 municípios gaúchos, abrangendo a Região Metropolitana, a Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. Porto Alegre obteve 75,2 pontos, a maior nota entre as cidades avaliadas. Apenas a Capital e o município de Antônio Prado ultrapassaram a marca de 60 pontos, sendo classificados com o nível bom.
O estudo também apresentou um recorte temático sobre Adaptação Climática, aplicado a dez prefeituras. Nesse eixo, Porto Alegre manteve a liderança, com 70,9 pontos.
Ranking nacional - Recentemente, Porto Alegre conquistou o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Ranking da Transparência Administrativa, elaborado pela Universidade de São Paulo (USP). No levantamento, a capital gaúcha alcançou 95,59% dos critérios avaliados, ocupando ainda a segunda colocação no ranking geral. O estudo mostra que apenas seis Estados e cinco capitais cumprem mais de 90% dos 44 quesitos analisados nos portais de transparência de governos federal, estaduais e municipais.
Tatiana Bandeira