Porto Alegre sobe três posições no Índice de Transparência da Covid-19

18/08/2020 15:51
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Conjunto de informações pode ser acessado nos portais da Transparência e do Coronavírus

A Prefeitura de Porto Alegre subiu três posições no Índice de Transparência da Covid-19 da organização Open Knowledge Brasil e agora ocupa o 9º lugar. Junto com Curitiba, a capital gaúcha soma 69 pontos e mantém-se dentro do nível de transparência Bom (60 a 79 pontos). O ranking, lançado em 10 de julho passado, foi criado para avaliar a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia publicados pelos governos federal, estaduais e municipais em seus portais oficiais. Porto Alegre iniciou sua participação partindo da 10ª colocação, com 61 pontos, e depois ficou em 12º lugar, com 63.

De acordo com o relatório da entidade, Porto Alegre contabilizou mais seis pontos na última rodada de avaliação para composição do ranking, divulgado na sexta-feira passada, ao aprimorar o detalhamento das notificações de pessoas infectadas e também devido ao incremento nos links de navegação. Com o objetivo de facilitar o acesso à população aos dados da pandemia na cidade, as informações estão disponíveis no Painel Saúde da série de Transparência Covid-19, publicada nos portais do coronavírus e da Transparência.

O painel com os dados da saúde apresenta números e gráficos referentes à ocupação de leitos em UTI e enfermarias, destaca a evolução de testes realizados e a capacidade de testagem pelo SUS, além dos casos confirmados e óbitos, tanto acumulados como diários e sua distribuição por sexo e faixa etária. O infográfico também reserva espaço para o panorama da atenção ambulatorial em relação às síndromes respiratórias e gripais no período da pandemia, mostrando o número de atendimentos mensal e semanal em postos de saúde e emergências.

Open Knowledge Brasil, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização independente e apartidária, sem fins lucrativos, que se destaca pelo engajamento com governo aberto. Segundo a entidade, passados quase seis meses da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no país, a maioria das capitais ainda apresenta dificuldades para avançar no nível de transparência sobre a doença, pois metade delas ainda não alcançou os níveis “Bom” ou “Alto” no ranking. A lista das capitais é atualizada a cada 15 dias e, para a construção da nota, são considerados um conjunto de parâmetros e aspectos essenciais avaliados separadamente em diferentes pesos.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Cristina Lac

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes