Prefeitura estabelece prazo para divulgação dos currículos dos ocupantes de cargos de chefia e direção
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), encaminhou um ofício, na tarde desta quinta-feira, 28, solicitando que as pastas confiram publicidade aos currículos dos ocupantes dos cargos de chefia e direção do Poder Executivo Municipal, até o dia 6 de dezembro. A ação cumpre uma ordem de serviço assinada pelo prefeito em exercício em 18 de outubro deste ano.
A divulgação dos currículos segue uma determinação do Programa Time Brasil, criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no combate à corrupção. A iniciativa possui três eixos: Transparência, Integridade e Participação (TIP).
“A publicidade dos currículos é importante porque promove a divulgação, em local de fácil acesso, de informações de interesse coletivo” conclui o titular da SMTC Gustavo Ferenci.
De acordo com Débora Roesler, diretora técnica da Procempa, este fluxo de atualização será automatizado em Porto Alegre através de ferramenta desenvolvida pela empresa de tecnologia, dando agilidade e transparência ao processo.
Gilmar Martins