Prefeitura lança WhatsApp do serviço do 156

03/01/2022 13:57

A Prefeitura de Porto Alegre lança, através da Secretaria de Transparência (SMTC), mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços públicos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156,  o site 156Web, o aplicativo 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, agora o porto-alegrense pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. 

O Whatsapp (51) 3433-0156 entrará em funcionamento na manhã desta terça-feira, 4. De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, esta será uma primeira fase de atendimento realizada via Chatbot, um software capaz de redirecionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menu digitáveis. “Após iniciar a conversa, o cidadão poderá escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte, Água e Esgoto, Serviços de Saúde e Tributos”, destaca.    

A integração da nova tecnologia foi realizada com o assessoramento técnico pela Procempa, que atuou desde a licitação do sistema até a implantação do Contact Center, possibilitando integração com sistemas existentes e a melhor comunicação com o cidadão.

Conforme o fiscal de serviço do 156, Thiago Edmundo Motta, 83% das ligações para o 156 são a respeito de informações. “Como a grande maioria dos pedidos é de informação, esse WhatsApp não terá atendimento humano. Haverá um menu onde estas opções vão redirecionar para as informações, poupando assim uma ligação ou um e-mail para o 156”,  conclui. 

Na segunda fase do projeto, a SMTC pretende implantar uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos para pedidos de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes