Procon Municipal intensifica fiscalização na Black Friday
O Procon Porto Alegre intensificou as ações de fiscalização no dia D da Black Friday nesta sexta-feira, 28. O objetivo foi garantir aos consumidores uma experiência de compra segura, transparente e livre de práticas abusivas.
Ao longo de todo o mês de novembro, o Procon realizou ações de prevenção e orientação sobre compras seguras na Black Friday e sobre o uso responsável do dinheiro extra do 13º salário. Nesta semana, porém, reforçou a atuação fiscalizatória, com equipes presentes em shoppings e em lojas do Centro da Capital.
Segundo o diretor Wambert Di Lorenzo, a iniciativa teve como finalidade coibir aumentos artificiais de preços, ofertas enganosas, ausência de informações essenciais e outras irregularidades comuns em perÃodos de grande volume de vendas, assegurando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 A operação resultou na lavratura de um Auto de Infração a uma loja, devido à falta de informações claras, precisas e ostensivas, indução ao erro, não cumprimento de ofertas, propaganda enganosa e vantagem indevida sobre os consumidores. Embora o ponto alto da Black Friday tenha ocorrido na sexta-feira, consumidores que se sentirem lesados podem acionar o Procon pelo canal de reclamações on-line, por meio do botão disponÃvel no site da prefeitura, ou presencialmente, das 9h à s 16h, na rua Sete de Setembro, 723, Centro Histórico.
Â
Lissandra Mendonça