Procon Porto Alegre divulga pesquisa de preços de material escolar

12/01/2024 11:25

O Procon Porto Alegre divulgou nesta sexta-feira, 12, a primeira pesquisa de preços dos itens básicos mais solicitados nas listas de material escolar das escolas. O órgão municipal consultou os valores de 33 produtos em quatro estabelecimentos especializados entre os dias 8 a11 de janeiro.

"O levantamento busca auxiliar o consumidor que est√° pesquisando pre√ßos nesta √©poca anterior √† volta √†s aulas", afirma¬†o diretor do Procon Municipal, Wambert Di Lorenzo. A pesquisa fornece informa√ß√Ķes sobre diferen√ßas de valores encontradas nas livrarias da Capital.

Quem estiver procurando massa de modelar, caixa com seis unidades, encontrará valores entre R$ 2,09 e R$ 4,50, uma diferença de mais de mais de 115%. No caso da tesoura escolar simples, a variação é ainda maior: 293% entre o menor preço (R$ 1,50) e o maior (R$ 5,90).

Geralmente, os itens mais baratos da cesta escolar -¬†l√°pis e canetas - tamb√©m apresentam varia√ß√Ķes. A caneta esferogr√°fica de ponta grossa √© vendida entre R$ 0,69 e R$ 1,30, uma diferen√ßa de 88%. Uma caixa de l√°pis de cor, com 12 unidades, pode ser encontrada a R$ 3,98, o menor valor, at√© R$ 8,90, uma varia√ß√£o de 123%. Acesse aqui os dados da pesquisa.

Cl√°udia Fleury

Lissandra Mendonça