Procon Porto Alegre orienta consumidores para melhor utilização do 13º salário

02/12/2025 08:36

O Procon Porto Alegre alerta os consumidores para organizarem as finanças de forma a não comprometer o 13º salário e escapar das dívidas. "O ideal é priorizar o pagamento de dívidas acumuladas durante o ano, antecipar ou a quitar acordos feitos, pois esse é o momento certo para negociar empréstimos ou pelo menos adiantar algumas parcelas", orienta o diretor do Procon, Wambert Di Lorenzo.

Após fazer o planejamento das dívidas e despesas, e se sobrar dinheiro, é hora de pensar nos presentes e nas festas de fim de ano. Para isso, vale a regra da pesquisa por melhor preço, evitar comprar produtos pelo simples fato de estarem com preço baixo, cuidar os pagamentos a prazo, no cartão de crédito ou da loja, certificando-se sobre as taxas e juros que serão cobrados, e sempre exigir a nota fiscal.  

As compras on-line ou por WhatsApp também merecem atenção. É importante verificar se o frete não está mais caro que o produto, se a data da entrega corresponde às expectativas do recebedor e, principalmente, checar links e sites que podem ser passar por lojas, evitando cair em golpes.

Trocas -  Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o direito ao arrependimento só é válido para compra fora do estabelecimento físico, por isso é importante sempre perguntar se é possível fazer troca ou devolução -  a exceção é se o o produto estiver com defeito aparente. Já on-line ou por meios eletrônicos/digitais, há sete dias para desistência. 

Cibele Silva

Andrea Brasil