Procon Porto Alegre registra 22 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025
Seja presencialmente ou pelo atendimento eletrônico/digital o Procon Porto Alegre prestou 22 mil atendimentos nos primeiros seis meses de 2025, uma média de 170 atendimentos por dia útil.
O órgão, vinculado à Secretaria de Transparência e Controladoria, conta com Ãndice de 97%, de respostas e resolução nas demandas apresentadas pelos consumidores neste primeiro semestre.
Os canais próprios do Procon Porto Alegre receberam 21.519 requerimentos entre 1º de janeiro e 9 de julho, sendo que 42,6% foram atendimentos presenciais, 57,4% pelo atendimento eletrônico e digital.
Demandas com cartões de crédito e débito e empréstimos consignados fizeram com que bancos, financeiras e administradoras de consórcios liderassem as reclamações dos consumidores no perÃodo. As operadoras de telefonia também respondem por um grande número de reclamações dos consumidores.
O Procon da capital tem como principal função a proteção e a defesa do consumidor, visando equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, garantindo que as leis de proteção ao consumidor sejam cumpridas.
Canais de atendimento – O consumidor que tem alguma reclamação sobre o serviço ou produtos adquiridos pode fazer o registro on-line, por meio do site ou pelo canal de atendimento 156.Â
O portoalegrense pode ainda procurar pessoalmente a sede do Procon, que fica na Rua Sete de Setembro, 723, no Centro Histórico, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Tatiana Bandeira