Saúde e serviços são os temas mais demandados nos canais de atendimento da prefeitura

01/06/2021 16:12
Giulian Serafim / PMPA
Comunicação
Aplicativo 156 é uma das principais ferramentas para acesso aos serviços do município

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das maiores demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura durante a semana compreendida entre 24 e 30 de maio. O sistema recebeu quase 14 mil ligações, a maioria delas relacionadas  à vacina para Covid-19, assim como os locais de vacinação, informações sobre a segunda dose da Pfizer, datas para grupos de comorbidades, e questões sobre a segunda dose vacina CoronaVac. 

“Nesta semana também recebemos pedidos de informações sobre o abastecimento de água e manutenção, os horários e itinerários de ônibus, multas e acidentes de transito, dúvidas sobre os tributos da  fazenda tais como o parcelamento de IPTU e 2º via de divida ativa”, relata o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, a ênfase foi para os relacionados a serviços de água e esgoto, serviço pluvial e descarte irregular de resíduos e vistoria de árvores.

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 24 e 30 de maio, a Ouvidoria recebeu 129 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à poda e supressão de árvores, tapa-buraco e iluminação pública, água e esgoto, saúde (consultas médicas e vacina Covid-19), limpeza urbana, trânsito e transporte.

Lisie Bastos Venegas

Gilmar Martins

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