Saúde lidera busca por informações nos canais de comunicação da prefeitura
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das maiores demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura entre 16 e 22 de agosto. O sistema recebeu mais de 16 mil ligações, a maioria delas vinculadas a solicitações, grupo de comorbidades, segunda dose das vacinas disponíveis e locais de vacinação através do app 156+POA.
“Pedidos de informações sobre horários, itinerários e fiscalização de ônibus, bem como restrições e desbloqueio do TRI foram demandas significativas. Além disso, a população questionou sobre falta de água e questões relativas à Secretaria Municipal da Fazenda, como horários de atendimento, parcelamento e segunda via do IPTU”, destaca o titular da pasta, Gustavo Ferenci.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água e de esgoto cloacal, serviço pluvial, descarte irregular e atualização de consumidor.
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre 16 e 22 de agosto, a Ouvidoria recebeu 120 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à primeira vistoria e poda de árvore; segue com água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; limpeza urbana; trânsito e transporte e saúde/Covid-19.
Andrea Brasil