Segunda dose da vacina contra a Covid lidera informações nos canais de atendimento

18/05/2021 16:10
Giulian Serafim / PMPA
TRANSPARENCIA E CONTROLADORIA
Sistema recebeu quase 23 mil ligações de 10 a 16 de maio

Informações relacionadas à vacina da Covid-19 continuam sendo as maiores demandas no atendimento do 156 da prefeitura. Na última semana, de 10 a 16 de maio, o sistema recebeu quase 23 mil ligações. “O principal questionamento se refere aos locais para tomar a segunda dose da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, especialmente para profissionais da saúde e  grupo de comorbidades. A suspensão da vacina da Pfizer para gestantes também gerou alta procura de nossos canais”, relata o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, informações sobre horários e itinerários dos ônibus, restrições para idosos e questões relacionadas ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), ocuparam a segunda posição. “A terceira colocação segue sendo a busca de informações sobre tributos da fazenda, como o parcelamento de IPTU, segunda via de dívida ativa e horário de atendimento”, destaca. As plataformas de atendimento também receberam chamadas dos cidadãos para a abertura de protocolos ligados a serviços de água e esgoto, serviço pluvial e descarte irregular de resíduos.

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 de maio foram encaminhadas 132 interações pelo sistema pelo me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Conforme o coordenador da Ouvidoria-Geral, Marcos Caetano Corrêa, no mesmo período, foram recebidas 181 manifestações. A maior parte das demandas diz respeito a água e esgoto (Dmae); vistoria e poda de árvore (SMSUrb); vacina Covid-19 (SMS), limpeza urbana (DMLU); segurança pública e fiscalização; indústria e comércio. “A maior parte das manifestações que recebemos são de cidadãos que buscam a solução das solicitações anteriormente realizadas no primeiro nível de atendimento, o 156. A Ouvidoria-Geral trabalha para que estas solicitações encontrem a resposta conclusiva”, esclarece Corrêa.

 

Lisie Bastos Venegas

Gilmar Martins

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