Serviço 156 recebe 10,3 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento 156 durante a semana compreendida entre os dias 14 e 20 de julho. O serviço recebeu mais de 10.353 contatos telefônicos, a maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de (54,02%). Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais (principalmente baixa de pagamento e revisão de valores), verificação de falta de água e de hidrômetro.
Já na EPTC, as demandas dizem respeito a horários e itinerários de ônibus, veículos, danos materiais, obstrução de via e recurso de multas (19,99%). Na área da saúde, destaque para informações sobre atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação (vacina da gripe). Tributos como IPTU, ISSQN e ITBI representaram a maior parte dos pedidos de informações na área da Fazenda. Nos serviços urbanos, destaque para coleta em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em vias públicas (6,85%).
De acordo com a Diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços fluviais, de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo, além da falta de água. Além do serviço telefônico, o sistema 156 por ser acessado pela web e pelo Whatsapp (51) 3433-0156.
Cristiano Vieira