Serviços ao cidadão podem ser solicitados pelo aplicativo 156+POA

27/05/2021 11:53
Giulian Serafim / PMPA
Comunicação
São mais de cem serviços disponíveis

Um dos serviços mais tecnológicos da Prefeitura de Porto Alegre, o aplicativo 156+POA, está de cara e nome novos e agora atende mais de cem serviços ao cidadão. Através do aplicativo, a população pode consultar coleta e de lixo comum e reciclável, pedir vistoria e poda de arvores, informar falta d'agua ou vazamento, serviços de esgoto, descarte irregular de lixo, solicitar capina, manutenção de equipamentos em praças, tapa-buracos, marcar consultas, entre outras funcionalidades.

De acordo com o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, o 156+POA é fruto de um trabalho coordenado pela secretaria com a participação de servidores de todos órgãos. “Ele simboliza uma nova metodologia de construção conjunta de soluções para a cidade”, destaca. Ferenci lembra ainda que a prefeitura já possuía um aplicativo, mas ele não era visto pela população como uma maneira mais prática de entrar em contato com o 156, por isso o nome agora é 156+POA. 

O aplicativo continuará ganhando novas funcionalidades, entre elas, denunciar situações de quebra dos protocolos sanitários contra a Covid-19.

Parceria

Para conseguir integrar os novos serviços ao 156, a Procempa foi uma grande parceira. “Com o site do DMLU, por exemplo, possibilitamos a consulta das datas de coleta de lixo, e também incluímos os pontos de coleta da campanha do agasalho. Nosso papel é o de identificar as melhores formas de integração e navegabilidade", aponta Cesar Bridi, gerente de Sustentação de Sistemas da Procempa.

Já o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Filipe, destacou que a mudança no aplicativo é fundamental para a melhoria dos serviços. “A questão digital promove uma gestão mais transparente e mais eficiente. Queremos que o cidadão use os meios digitais para que tenhamos medidas mais assertivas”, diz. 

O aplicativo está disponível no Google Play e App Store. 

Lisie Bastos Venegas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes