Servidores da prefeitura participam de palestras sobre o combate aos assédios moral e sexual

18/08/2023 09:47
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
A primeira-dama Valéria Leopoldino acompanhou a ação na tarde dessa quinta-feira

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu, por meio da Corregedoria-Geral do Município (Cgmuni) e apoio do Gabinete da Primeira-Dama, mais um encontro sobre combate aos assédios moral e sexual. O evento, que reuniu cerca de 60 servidores, ocorreu na tarde de quinta-feira, 17, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM)

"Em um ambiente onde todos s√£o respeitados e valorizados, constru√≠mos uma cidade onde a dignidade prevalece. O debate contra o ass√©dio sexual √© um passo vital para garantir que nossa comunidade flores√ßa em um clima de respeito e igualdade‚ÄĚ, afirmou a primeira-dama de Porto Alegre, Val√©ria Leopoldino, que prestigiou o evento.¬†

No primeiro painel,¬†que teve como tem√°tica o combate ao ass√©dio moral, a servidora C√°tia¬†Bolson enfatizou que 52% dos profissionais j√° sofreram esse tipo de ass√©dio e que muitos n√£o denunciam por medo.¬†"A viol√™ncia laboral sai caro para a v√≠tima e a institui√ß√£o, tanto p√ļblica quanto privada. Ass√©dio moral tem consequ√™ncias severas na sa√ļde f√≠sica e mental, al√©m de consequ√™ncias sociais e profissionais", destacou¬†C√°tia.

No segundo momento do encontro, que teve como tem√°tica o combate ao ass√©dio sexual, a corregedora-geral da Procuradoria-Geral do Munic√≠pio (PGM), Clarissa Cortes Fernandes Bohrer, enfatizou o processo disciplinar, as quest√Ķes da prova testemunhal e de conte√ļdos produzidos em meio digital. ‚ÄúA preven√ß√£o e enfrentamento ao ass√©dio sexual n√£o s√£o¬†escolhas da administra√ß√£o p√ļblica, mas¬†uma obriga√ß√£o‚ÄĚ, conclui Clarissa.

J√° a gestora central da¬†Ouvidoria Geral do Munic√≠pio de Porto Alegre, Ingrid Macedo, demonstrou¬†como a den√ļncia chega at√© o √≥rg√£o.¬†

Também estiveram presentes na ação o secretário adjunto da SMTC, Carlos Fett Paiva Neto, e o corregedor-geral do Município, Jader Cavalheiro.

Cl√°udia Fleury