Sistema 156 recebe 10 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 na semana de 17 a 23 de fevereiro - foram 10.014 ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com cerca de 33,31% das chamadas. Os temas mais solicitados na área da EPTC foram informações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras. Já no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 31,18% das demandas, os temas mais solicitados foram vazamentos, paradas no fornecimento de água, contas e problemas com hidrômetros.
"Quanto à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), foram solicitadas informações sobre guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (16,03%). Já em relação à saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação e informações de unidades de saúde totalizaram 13,39%. No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 6,10%", relata o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, os destaques foram para os serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e vistoria de árvore.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 17 a 23 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 120 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito a serviços de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Cristiano Vieira