Sistema 156 recebe 12,1 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 11 e 17 de março. O atendimento recebeu mais de 12.137 ligações. A maior parte diz respeito ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 47%. Os temas mais buscados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, segunda via e revisão de contas de água e problemas com esgoto.
No Gabinete da Causa Animal (GCA) as castrações representaram 15% das solicitações da semana. Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os temas mais solicitados foram guias de pagamento, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cadastro de débito em conta e certidões (14%). Já no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), foram questionamentos sobre as coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular (14%).
Na Empresa Pública e Transporte e Circulação (EPTC), horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte público (11%).
De acordo com a Diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviço pluvial, revisão de leitura e consumo, segunda via de conta e descarte irregular .
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 11 e 17 de março, a Ouvidoria recebeu 355 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Gilmar Martins