Sistema 156 recebe 12,4 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos, no atendimento do 156, durante a semana, entre os dias 20 a 26 de outubro. O sistema recebeu 12,4 mil ligações. A maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 47,91% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro, solicitação de ligação de água e de esgoto. Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, sinalização de obras, recursos de multas e apresentação do condutor infração (23,12%).
Quanto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os temas foram referentes ao atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e a respeito de unidades de saúde (11,48%).
No Gabinete da Causa Animal, informação sobre castração de cães e gatos (10,64%). Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN,ITBI E TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (6,87).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto pluvial e de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo e conservação de vias com asfalto.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 20 a 26 de outubro, a Ouvidoria recebeu 195 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Gilmar Martins