Sistema 156 recebe 12,7 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via 156 na semana de 22 a 28 de abril. O atendimento recebeu 12.777 mil ligações, sendo a maior parte relativas ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de (52%). Os temas mais solicitados na área foram vazamentos, falta de água, problema com esgoto, revisão e segunda via de conta.
Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os temas mais solicitados foram Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cadastro de débito em conta e certidões (16%).
Já na Empresa Pública e Transporte e Circulação (EPTC), com 12% dos contatos, horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte se destacaram entre os pedidos.
No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com 12%, coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular foram as principais demandas. Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informações sobre unidade de saúde e denúncia de foco de mosquito da dengue, com 8%.
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, destacam-se revisão de leitura e consumo, serviços de água, pluvial, de esgoto cloacal e descarte irregular.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 22 e 28 de abril, a Ouvidoria recebeu 188 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Andrea Brasil