Sistema 156 recebe 12,7 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 19 a 25 de maio. Foram recebidas 12.721 mil ligações neste período. A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 45,36% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água, verificação de falta de água e de hidrômetro e informações gerais.
Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram: apresentação do condutor, infração, sinalização de trânsito, obstrução de via e informações gerais sobre veículos e placas (19,68%). Na saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, resultados de exame de dengue e informações gerais (15,93%).
"No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) os temas mais buscados foram coletas em geral, principalmente automatizada, descarte irregular, capina e roçada, remoção em área particular, vias públicas e coletas de caliça (9,75%)”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo, serviços pluvial e descarte irregular.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 19 a 25 de maio, a Ouvidoria recebeu 192 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a serviço de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Lissandra Mendonça