Sistema 156 recebe 13 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 3 a 9 de fevereiro. O sistema recebeu 13.447 ligações neste período.
Grande parte dos atendimentos está relacionada à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) com 35,26% das demandas. Os temas mais solicitados foram informações gerais e guias de pagamento do IPTU 2023. Já no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) os temas foram vazamentos, paradas no fornecimento de água, contas e problemas com hidrômetros, com 34,66%.
"Na EPTC, recebemos ligações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras, com 13,82%. Na saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, acamados e informações sobre unidades de saúde totalizaram 9,56%. No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 6,69%", diz o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com o coordenador da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Gilvan Marques, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços os destaques foram para os serviços de água, serviços de esgoto, descarte irregular de lixo, vistoria em árvores para poda e reclamações sobre o transporte público.
Ouviroria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 3 a 9 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 120 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito a serviços de saneamento, serviços urbanos e educação.
Lissandra Mendonça