Sistema 156 recebe 13 mil ligações na semana

10/11/2023 15:59

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das demandas via 156 no período entre 3 e 9 de novembro, quando recebeu 13 mil ligações. A maior parte (57,52%) é referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro, solicitação de ligação de água e baixa nos pagamentos.

Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram solicitadas informações sobre veículos, calçadas, recursos de multas, placas e sinalização de trânsito, obstrução de vias, apresentação de condutor e infração com 20,41%. Na saúde, atendimento hospitalar, formas de acesso, informações gerais, informações sobre teste de Covid-19, locais de vacinação H1 N1 e acamados chegaram a 9,57%.

Na fazenda, informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITFI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico, tributo de imóveis IPTU e TCL e situação cadastral somaram 6,70%. Por fim, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas e remoção em área particular a chegou em 5,80%.

De acordo com a diretora de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, os destaques foram para os serviços do Dmae, paradas operacionais, vazamentos na rede e verificação de falta de água.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, no mesmo período, recebeu 181 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça