Sistema 156 recebe 13,2 mil ligações em uma semana

09/06/2023 14:08

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 2 até 8 de junho. Foram recebidas 13.268 mil ligações neste período. A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 57,88% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água e informações gerais, principalmente baixa de pagamento e revisão de valores, verificação de falta de água e de hidrômetro.

Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram: apresentação do condutor, infração, sinalização de trânsito, obstrução de via e informações gerais sobre veículos e placas (20,03%). Na saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação (vacina da gripe), formas de acesso, resultados de exame de dengue e informações gerais (11,26%).

Já no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), os temas mais buscados foram coletas em geral, principalmente automatizada, descarte irregular, capina e roçada, remoção em área particular e coletas de caliça (5,47%). “Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a maioria das solicitações foi sobre guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e débito tributário (5,36%)”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo e atualização do consumidor. 

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 2 e 8 de junho, a Ouvidoria recebeu 167 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes