Sistema 156 recebe 13,4 mil ligações na semana

01/04/2024 14:36

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via 156 na semana de 25 a 31 de março. O atendimento recebeu 13,4 mil ligações.

A maior parte diz respeito ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 50%. Os temas mais buscados foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, segunda via e revisão de contas de água e problemas com esgoto.

Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os temas mais solicitados foram Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cadastro de débito em conta e certidões (17%).

Já na Empresa Pública e Transporte e Circulação (EPTC), com 15% dos contatos, horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte foram os mais pedidos.

No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com 12%, coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular foram as principais demandas.

Na Vigilância Sanitária, informações, fiscalização e denúncia de foco de mosquito da dengue  com 6%.

De acordo com a Diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, destacam-se  revisão de leitura e consumo, serviços de água, serviços pluvial,  serviços de esgoto cloacal e  descarte irregular.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 25 e 31 de março, a Ouvidoria recebeu 218 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins