Sistema 156 recebe 14,2 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 28 de abril a 4 de maio. Foram recebidas 14.227 mil ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 37,07% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais e verificação de falta de hidrômetro.
Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a maioria das solicitações foram a respeito de guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (24,91%). Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram os recursos de multas, obstrução de via, sinalização de obras e informações gerais sobre veículos (21,21%). Na saúde (SMS), atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, acamados e informações gerais sobre unidade de saúde (11,24%).
"No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) o cidadão questionou sobre coleta em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em área particular (5,57%)”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com o coordenador da Central do Cidadão, Gilvan Marques, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água com vazamentos, paradas operacionais, contas de água e guias de pagamentos de impostos.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço. Entre os dias 28 de abril até 4 de maio, o órgão recebeu 139 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Lissandra Mendonça