Sistema 156 recebe 14,7 mil ligações em uma semana    

19/05/2023 14:24

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 12 até 18 de maio. Foram recebidas 14.769 mil ligações neste período. A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 47,48% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água, verificação de falta de água e hidrômetro.

Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram os recursos de multas, obstrução de via e informações gerais sobre veículos (18,19%). Na saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso e informações gerais (15,10%). 

Já na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a maioria das solicitações foi sobre guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (9,49%). "No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) os temas mais buscados foram coletas em geral (principalmente automatizada), descarte irregular, capina e roçada, remoção de vias públicas e coletas de caliça (9,04%)”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.

De acordo com o coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão, Adriana Gambino, entre os que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo, serviços pluvial e coleta automatizada.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 12 até 18 de maio, a Ouvidoria recebeu 170 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a serviço de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins