Sistema 156 recebe 15,1 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via 156 na semana de 8 a 14 de abril. O atendimento recebeu 15.162 ligações. A maior parte diz respeito ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 52%. Os temas mais buscados foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, segunda via e revisão de contas de água e problemas com esgoto.
Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), os temas mais solicitados foram Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cadastro de débito em conta e certidões (21%). Já na Empresa Pública e Transporte e Circulação (EPTC), com 12% dos contatos, horários e itinerários de ônibus, ocorrência, acidentes de trânsito, elogios e reclamações de transporte foram os mais pedidos.
No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com 9%, coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular se destacaram. Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as principais demandas dos cidadãos foram relativas a atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e dengue (7%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, destacam-se revisão de leitura e consumo, serviços de água, serviços pluvial, serviços de esgoto cloacal e segunda via de conta.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 8 e 14 de abril, a Ouvidoria recebeu 253 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Lissandra Mendonça