Sistema 156 recebe 15,4 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 10 a 16 de fevereiro. O sistema recebeu 15.439 ligações neste período.
Grande parte dos atendimentos está relacionada ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com 41,85% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamentos, paradas no fornecimento de água, contas e problemas com hidrômetros.
"Quanto à EPTC, recebemos ligações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras, com 20,28%. Em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), foram solicitadas informações sobre guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (17,47%). Já em relação à Saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação e informações de unidades de saúde totalizaram 12,41%. No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 7,99%", diz o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, os destaques foram para os serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão de leitura e consumo e descarte irregular.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 10 a 16 de fevereiro, a Ouvidoria recebeu 123 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito a serviços de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde
Andrea Brasil