Sistema 156 recebe 15,5 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 na semana de 10 a 16 de março. Foram realizadas 15.549 ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 39,21% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos, paradas no fornecimento de água, contas e problemas com hidrômetros. Já em relação à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o destaque foi para informações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras (21,17%).
“Quanto à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), com cerca de 15,97% das chamadas, os temas mais solicitados foram guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral. Em relação à saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação e informações de unidades de saúde totalizaram 15,33%", diz o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ligações sobre coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 8,32%”.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, os destaques foram para os serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, reclamação de ônibus, revisão de leitura e consumo.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. De 10 a 16 de março, o órgão 177 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito a serviços de educação, saneamento, serviços urbanos e saúde.
Lissandra Mendonça