Sistema 156 recebe 16,6 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 6 até 13 de abril. Foram recebidas 16.660 mil ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 38,57% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água (emissão de segunda via e troca de titularidade) e verificação de falta de hidrômetro.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram informações gerais sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras (19,84%). Na Fazenda (SMF), foram informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal do serviço eletrônico e débito tributário (18,72%). Na saúde (SMS), atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e grupos prioritários totalizaram 15,27%.
"No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias públicas foram 7,60%”, relata o secretário Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão de leitura e consumo e descarte irregular.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 6 e 13 de abril, o órgão recebeu 204 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil