Sistema 156 recebe 16,7 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 20 a 27 de abril. Foram recebidas 16.760 mil ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 41,13% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água (emissão de segunda via e troca de titularidade) e verificação de falta de hidrômetro.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram informações gerais sobre veículos e placas, recursos de multas e obstrução de via (21,54%). Na saúde (SMS), atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso e informações gerais (14,44%). Na Fazenda (SMF), foram informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal do serviço eletrônico e débito tributário (14,43%). "No Gabinete da Causa Animal, ligações sobre castração, consulta médica, maus tratos, atendimento a animais de risco e informações gerais corresponderam a 8,46% das demandas”, destaca o Secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão de leitura e consumo, e castração de cães e gatos.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço. Entre os dias 20 e 27 de abril, o órgão recebeu 183 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Cristiano Vieira