Sistema 156 recebe 18,2 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 5 a 11 de maio. Foram recebidas 18.261 mil ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 41,46% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais e verificação de falta de água e hidrômetro.
Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a maioria das solicitações foi sobre guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (18,66%). Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram os recursos de multas, obstrução de via, sinalização de obras e informações gerais sobre veículos (18,41%). Na saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, acamados e informações gerais sobre unidade de saúde (12,87%).
"No Gabinete da Causa Animal, abertura de protocolos de castrações representa 8,60% das demandas”, afirma o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com o coordenador da Central do Cidadão, Gilvan Marques, entre os que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água com vazamentos, paradas operacionais, contas de água e guias de pagamentos de impostos.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 5 até 11 de maio, a Ouvidoria recebeu 212 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a serviço de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Lissandra Mendonça