Sistema 156 recebe 21,4 mil solicitações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 13 a 19 de maio. O atendimento recebeu 21.451 mil contatos, sendo 15.222 mil via telefone do 156 e 6.229 mil por meio do WhatsApp 5134330156.
No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 47%. Os temas mais solicitados foram falta de água, serviço pluvial e cloacal. Já na Defesa Civil (25%), os temas mais solicitados foram alagamentos, enxurradas e enchentes.
Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 18%, foram solicitadas informações sobre horários e Itinerários de ônibus, ocorrência e acidentes de trânsito, elogio e reclamação sobre transporte público.
Uma grande parcela das ligações, também 14%, foram contatos a respeito de outros órgãos que não são vinculados à prefeitura, como a CEEE Equatorial (fornecimento de energia elétrica), serviços de emergência de outras cidades (Polícia, Brigada Militar, Defesa Civil) e informações sobre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 6% dos pedidos são referentes à coleta domiciliar (orgânico) e descarte irregular.
No canal de WhatsApp (51-34330156) foram realizadas 6.229 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e atendimento com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados água e esgoto com o Dmae (47%) e outros serviços da prefeitura, 25% (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, Previmpa), impostos e tributos com a Fazenda (11%), assistência social (9%) e trânsito e transporte (8%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi falta de água, serviço pluvial, de esgoto cloacal e alagamentos por chuva.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 13 e 19 de maio, a Ouvidoria recebeu 85 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Andrea Brasil