Sistema 156 recebe 28,9 mil solicitações em uma semana

03/06/2024 14:13

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 27 de maio a 2 de junho. O atendimento recebeu 28.920 contatos, sendo 20.881 mil via telefone do 156 e 8.039 por meio do WhatsApp 51-3433-0156.

No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente aos benefícios e assistência social com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com 34%. Nos dois órgãos, foram solicitadas informações sobre auxílio reconstrução, registro unificado, bolsa família, cadastro único, serviços de Centro de Acolhimento Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Já para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 22%, as principais demandas foram informações sobre horários e Itinerários de ônibus, elogio e reclamação de transporte público. 

Cerca de 20% das ligações foram contatos a respeito de outros órgãos que não são vinculados à prefeitura, como a CEEE Equatorial (fornecimento de energia elétrica), serviços de emergência de outras cidades (Polícia, Brigada Militar, Defesa Civil) e informações sobre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 14% dos pedidos são referentes à descarte irregular e denúncias de lixo. Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMS), 11% das ligações foram referentes ao IPTU/TCL, ISSQN,ITBI e TFLF.

No canal de WhatsApp (51-3433-0156) foram realizadas 5.654 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados: enchente em Porto Alegre, com 28%, outros serviços da prefeitura (Administração e Previmpa), com 28%, água e esgoto com o Dmae (26%), impostos e tributos com a Fazenda (13%) e assistência social (5%).

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi serviços de água, pluvial, de esgoto cloacal, descarte irregulares e falta de água.

Ouvidoria - A  Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 27 de maio e 2 de junho, a Ouvidoria recebeu 153 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil