Sistema 156 recebe 29,4 mil solicitações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 20 a 26 de maio. O atendimento recebeu 29.456 contatos, sendo 23.802 via telefone do 156 e 5.654 por meio do WhatsApp 51-3433-0156.
No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 39%. Os temas mais solicitados foram falta de água, vazamentos, problemas com esgoto, revisão de conta e segunda via. Já para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 22%, as principais demandas foram informações sobre horários e Itinerários de ônibus, ocorrência e acidentes de trânsito, elogio e reclamação sobre transporte público. Na Defesa Civil (18%), os temas foram alagamentos, enxurradas e enchentes.
Uma grande parcela das ligações, 12%, foram contatos a respeito de outros órgãos que não são vinculados à prefeitura, como a CEEE Equatorial (fornecimento de energia elétrica), serviços de emergência de outras cidades (Polícia, Brigada Militar, Defesa Civil) e informações sobre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 9% dos pedidos são referentes à descarte irregular e denúncias de lixo.
No canal de WhatsApp (51-3433-0156) foram realizadas 5.654 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e atendimento com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados água e esgoto com o Dmae (44%), outros serviços da prefeitura, Administração e Previmpa (27%), impostos e tributos com a Fazenda (11%), assistência social (9%) e trânsito e transporte (6%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, destaque para esgoto pluvial e esgoto cloacal. Também foram solicitadas informações sobre falta de água, descarte irregular, revisão de leitura e consumo, serviço pluvial, alagamentos. Enxurradas ou enchentes.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 20 e 26 de maio, a Ouvidoria recebeu 97 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Gilmar Martins