Sistema 156 recebe 30,7 mil solicitações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 10 a 16 de junho. O atendimento recebeu 30.765 contatos, sendo 19.094 via telefone do 156 e 11.671 por meio do WhatsApp 51-3433-0156.
No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), com 48%. Os temas mais abordados foram vazamentos, falta de água, problemas com esgoto, revisão e segunda via de conta. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 15% dos pedidos são referentes à descarte irregular, denúncias de lixo, coleta seletiva, quebra/queda parcial ou total da vegetação situada em área pública.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 14%, as principais demandas foram informações sobre horários e itinerários de ônibus, elogio e reclamação de transporte público.
Sobre benefícios e assistência social, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com 12%, foram solicitadas informações do auxílio reconstrução, registro unificado, bolsa família, cadastro único, serviços de Centro de Acolhimento Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMS), 11% das ligações foram referentes ao IPTU/TCL, ISSQN,ITBI e TFLF.
No canal de WhatsApp (51-3433-0156) houve 11.671 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados: enchente em Porto Alegre, com 28%, água e esgoto com Dmae (28%), outros serviços da prefeitura (administração, Previmpa e tributos com a fazenda), com 14% e serviços de saúde 8%.
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, destacam-se serviços de água, serviços pluvial, descarte irregular, serviços de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 10 e 16 de junho, a Ouvidoria recebeu 185 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Gilmar Martins