Sistema 156 recebe 35,3 mil solicitações em uma semana

24/06/2024 14:58

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 17 a 23 de junho. O atendimento recebeu 35.351 mil contatos, sendo 15.878 mil via telefone do 156 e 19.473 mil por meio do WhatsApp 51-3433-0156.

No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 46%. Os temas mais abordados foram vazamentos, falta de água, problemas com esgoto, revisão e segunda via de conta.

Sobre benefícios e assistência social, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com 26%, foram solicitadas informações como estadia solidária, auxílio reconstrução, registro unificado, bolsa família, cadastro único, serviços de Centro de Acolhimento Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 12%, as principais demandas foram informações sobre horários e itinerários de ônibus, elogio e reclamação de transporte público.

No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 9 % dos pedidos são referentes à descarte irregular, denúncias de lixo, coleta seletiva, quebra/queda parcial ou total da vegetação situada em área pública.

Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMS), 8% das ligações foram referentes a impostos e taxas: IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF.

No canal de WhatsApp (51-3433-0156) houve 19.473 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e atendimento com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados: enchente em Porto Alegre, com 46%, outros serviços da prefeitura (administração, Previmpa), com 22%, água e esgoto com o Dmae, 21%, tributos da Fazenda com 7% e serviços de saúde com 5%.

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, destacam-se serviços de água, serviço pluvial, descarte irregular, serviços de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 17 e 23 de junho, a Ouvidoria recebeu 151 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins