Sistema 156 recebe 9,9 mil ligações na semana

20/10/2023 15:46

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos, no atendimento do 156, durante a semana entre os dias 13 a 19 de outubro. O sistema recebeu 9.900 mil ligações. A maior parte das solicitações foram referentes ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 46,28% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro, solicitação de ligação de água e de esgoto. Já sobre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram questionados pela população os horários e itinerários de ônibus, recursos de multas, apresentação do condutor e sinalização de obras (28,06%).

Quanto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os temas foram referentes ao atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e a respeito de unidades de saúde (11,48%). Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN,ITBI E TFLF, nota fiscal  e situação cadastral (7,49). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (6,70%). 

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, pluvial e de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo e conservação de vias com asfalto (tapa-buraco);

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 13 e 19 de outubro, a Ouvidoria recebeu 153 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins