Sistema 156 recebe mais de 10 mil ligações na semana

04/08/2023 14:14

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 28 de julho até 3 de agosto. O atendimento recebeu mais de 10.406 ligações, a maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de (48,11%). Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e verificação de hidrômetro.    

Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os temas foram horários e itinerários (bloqueio parcial de algumas vias), veículos, obstrução de via e recurso de multas (23,01%). Na Saúde, atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação e emissão de alvará (11,56%). Na Fazenda, informações gerais, guias de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico e débito tributário (9,85%). Para os serviços urbanos, as demandas foram coleta em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em vias publicas (7,47%).

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços fluvial, serviços de esgoto cloacal, revisão de leitura e descarte irregular.
 
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre 28 de julho até 3 de agosto, a Ouvidoria recebeu 143 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. 
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins