Sistema 156 recebe mais de 10,1 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 22 a 28 de dezembro. O setor recebeu 10.159 mil ligações, maior parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 45,42%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: paradas operacionais, vazamento na rede, falta de água, contas de água e informações gerais, verificação de hidrômetro e solicitação de ligação de água e esgoto.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), horários e itinerários, veículos, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização, recurso de multas e acidente com vitimas (27,68%). Na Saúde, atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, acamados e informações sobre unidades de saúde (10,44%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coleta em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina, roçada, remoção em vias públicas e em área particular (9,76%). Na Secretaria Municipal da Fazenda, o que predominou foram dúvidas em geral sobre o IPTU, com 6,70% dos atendimentos.
De acordo com a diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de paradas operacionais, vazamento na rede e verificação de falta de água.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 22 e 28 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 119 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil