Sistema 156 recebe mais de 11 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre 11 a 17 de agosto. O atendimento recebeu 11.195 ligações, a maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de (47,97%). Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os temas foram horários e itinerários (jogo do Internacional), veículos, obstrução de via e recurso de multas (22,39%). Na Saúde, atendimento hospitalar, formas de acesso, informações gerais locais de vacinação e emissão de alvará (11,97%). Sobre a oferta de castração de animais (centralizada na Lomba do pinheiro), consulta médica, maus tratos e informações gerais (10,41%). Para os serviços urbanos, as demandas foram coleta em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em vias publicas (7,26%)
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, o destaque foi para serviços de água, de esgoto fluvial e cloacal, castração de cães e gatos e revisão de leitura e consumo.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre 11 a 17 de agosto, a Ouvidoria recebeu 190 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura.
Andrea Brasil