Sistema 156 recebe mais de 12 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo 156 na semana de 31 de março a 5 de abril. Foram recebidas 12.170 ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 34,96% das demandas. Já na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), com cerca de 21,90% das chamadas, os temas mais solicitados foram informações sobre guia de pagamento do IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e débito tributário
“Quanto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram informações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras (20,81%). Em relação à saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação, informações sobre unidades de saúde e grupos prioritários totalizaram 14,05%. No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 8,28%”, relata o secretário Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para os serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão de leitura e consumo e reclamação relacionadas ao transporte coletivo.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. De 31 de março a 6 de abril, o órgão recebeu 161 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Cristiano Vieira