Sistema 156 recebe mais de 12,9 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 entre os dias 8 e 14 de dezembro. O sistema recebeu 12.970 mil ligações.
A maior parte dos pedidos foi referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 54,43%. Os temas mais solicitados na área foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, de contas de água e hidrômetro, além de solicitação de ligação de água e esgoto.
Já na Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC), foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor e infração e acidentes com vítimas (22,33%). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cidadão questionou a respeito de atendimento hospitalar, unidades de saúde, formas de acesso, locais de vacinação e acamados (9,52%). No Gabinete da Causa Animal Castrações, atendimento veterinário e informações gerais (7,02%).
No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o destaque foi para temas como coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias (6,70%).
De acordo com a diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de paradas operacionais, vazamento na rede e verificação de falta de água.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 8 e 14 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 170 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil