Sistema 156 recebe mais de 18,1 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 10 e 16 de novembro. A equipe recebeu mais de 18.148 mil ligações, a maior parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de (71,43%). Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: paradas operacionais (bairros da Zona Norte) vazamento na rede, falta de água, contas de água, informações gerais, verificação de hidrômetro e baixa de pagamentos.
Em relação à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram solicitados pedidos de horários e itinerários, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização de trânsito e obstrução de vias (14,72%). Já na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram solicitadas informações sobre atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações de gerais, sobre teste do covid e acamados (5,94%). Quanto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana, coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular (4,07%). Na Fazenda, informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal de serviço eletrônico, situação cadastral, tributo de imóveis, IPTU e TCL e débito tributário (3,83%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para revisão de leitura e consumo, serviços pluvial, de água, de esgoto cloacal, falta de água.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 10 e 16 de outubro, a Ouvidoria recebeu 199 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil