Sistema 156 recebe mais de 5,1 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas via atendimento 156 durante a semana de 22 a 28 de setembro. O sistema recebeu 5.190 ligações, sendo a maior parte - 41,66% - referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas dizem respeito a extravasamento de esgotos, devido a fortes chuvas, vazamento de água na rede e emissão de segundas vias de contas de água.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a maior parte das informações solicitadas é sobre horários e itinerários de ônibus, obstrução de ruas e avenidas, recursos de multas e semáforos desativados (26,32%).
Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o destaque foi para o atendimento hospitalar, formas de acesso a consultas e exames, locais de vacinação, informações gerais e de unidades de saúde (12,81%). Quanto ao Gabinete da Causa Animal, foram solicitadas informações sobre castração, maus tratos de animais, consulta médica e atendimento a animais de risco (10,71%).
Já na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informações gerais, guia de pagamento, tributos, nota fiscal de produto eletrônico e situação cadastral (8,50%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para o extravasamento de esgotos, devido às fortes chuvas, e vazamento de água na rede.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 22 a 28 de setembro, a Ouvidoria recebeu 149 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil