Sistema 156 recebe mais de 5,2 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas via atendimento 156 durante a semana compreendida entre os dias 1º e 7 de setembro. O sistema recebeu 5.272 ligações, sendo a maior parte - 42,06% - referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas dizem respeito a vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e hidrômetro.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a maior parte das informações solicitadas incluiu horários e itinerários de ônibus, credencial de estacionamento, veículos, placas e sinalização de trânsito e obstrução de via e sinalização de obras (28,54%). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaque para atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e emissão de alvarás em geral (12,65%).
O Gabinete da Causa Animal (GCA) respondeu por 8,65% dos contatos, com pedidos de informações sobre consultas veterinárias, maus-tratos, atendimento a animais em situação de risco e informações gerais. Na área da Fazenda, informações sobre guias de pagamento, nota fiscal serviço eletrônico, IPTU, TCL, ISSQN, ITBI e TFLF e situação cadastral somaram 8,10%.
De acordo com a Diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os protocolos abertos para execução de serviços, o destaque foi para água, paradas operacionais, contas de água e verificação de hidrômetro.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal do mesmo período. Foram 133 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Cristiano Vieira